sexta-feira

Rio fica com centro de imprensa, e São Paulo sem a Copa das Confederações


A Fifa anunciou nesta sexta-feira, após a segunda reunião do Conselho de Administração da entidade e do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, que o centro internacional de imprensa (IBC, na sigla em inglês) ficará sediado no Rio de Janeiro. A sede será o Riocentro.

De acordo com o texto oficial divulgado pela Fifa, a decisão se baseou “em um processo em que predominou uma grande competitividade”. Além da capital fluminense, as cidades de São Paulo e de Brasília pleiteavam junto ao COL a indicação para receber o IBC durante o Mundial.

Para a Fifa, o Rio acabou levando a melhor por “inúmeras razões”, entre elas a “qualidade da infraestrutura”, a “diversidade de alojamento” e “as atividades disponíveis na cidade”.

Ouça as informações do correspondente Jamil Chade

“Posso afirmar que foi uma decisão muito difícil. Todas as candidaturas eram de excelente qualidade e mostravam compromisso absoluto”, afirmou Jerome Valcke, secretário-geral da Fifa, ao justificar a escolha pelo Rio. “Desgraçadamente, só podíamos escolher uma e entendemos que o Rio era ideal.”
undefined
Fifa confirmou as expectativas e anunciou o Rio como sede do IBC
Crédito: Divulgação
Durante a reunião desta sexta-feira, também foram discutidos outros temas relacionados à Copa do Mundo de 2014 no Brasil, como o sorteio preliminar que será realizado na Marina da Glória, também no Rio, no dia 30 de julho deste ano.

“Estamos muito satisfeitos com o andamento do projeto e estamos desejosos de receber as equipes e a imprensa mundial para o primeiro grande acontecimento rumo a 2014”, comentou o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do COL, Ricardo Teixeira. “Já nos informaram que esse sorteio baterá todos os recordes de retransmissões ao vivo.”

A escolha do Rio de Janeiro é mais uma vitória política para a capital fluminense sobre São Paulo. A cidade paulista tem encontrado dificuldades para obter êxitos nos bastidores e vem enfrentando problemas para viabilizar seu estádio para a Copa do Mundo - o Itaquerão, futura arena do Corinthians, ainda não teve suas obras iniciadas. 
Da Redação com ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário